O projeto preconiza ações de caráter transversal (ex: eliminação de espécies introduzidas com caráter invasivo) e outras dirigidas diretamente aos grupos com estatuto de conservação mais preocupante (aves marinhas, morcegos, artrópodes, moluscos terrestres e plantas). Neste contexto , apresentam-se os grupos e respetivas espécies de fauna e flora de maior destaque, baseando-se no critério do estatutos de conservação menos favorável.
AVES MARINHAS
Calonectris borealis - Cagarra
Esta é uma espécie presente no anexo I da Diretiva Aves, apresentando um estatuto de conservação Pouco preocupante (LC) quer localmente, quer a nível global.
É uma espécie reprodutora nas áreas de projeto, com uma população estimada como superior a 1500 casais nidificantes no Ilhéu Chão e Deserta Grande, e uma população não quantificada, apesar de ser comum, para a área da Ponta de São Lourenço e Ilhéu do Desembarcadouro.
Bulweria bulwerii - Alma-negra
Esta é uma espécie presente no anexo I da Diretiva Aves, apresentando um estatuto de conservação Pouco preocupante (LC) quer localmente, quer a nível global.
É uma espécie reprodutora nas áreas de projeto, com uma população estimada em 5000 casais nidificantes no Ilhéu Chão e Deserta Grande, e uma população não quantificada para a área da Ponta de São Lourenço e Ilhéu do Desembarcadouro.
Puffinus lherminieri baroli - Pintainho
Esta é uma espécie presente no anexo I da Diretiva Aves, apresentando um estatuto de conservação Vulnerável (VU) localmente, e Pouco preocupante (LC) a nível global.
É uma espécie reprodutora nas áreas de projeto, com uma população estimada como inferior a 1500 casais nidificantes no Ilhéu Chão e Deserta Grande, e uma população rara, não quantificada, para a área da Ponta de São Lourenço e Ilhéu do Desembarcadouro.
Hydrobates castro - Roque-de-castro
Esta é uma espécie presente no anexo I da Diretiva Aves, apresentando um estatuto de conservação Pouco preocupante (LC), quer localmente quer a nível global.
É uma espécie reprodutora nas áreas de projeto, comum, mas com um efetivo populacional não estimado para essas áreas. A nível do Arquipélago da Madeira as suas populações estão estimadas como superiores a 10000 casais nidificantes.